Riachão do Bacamarte em busca do Selo Unicef participa de capacitação

A gestão do prefeito Erivaldo Guedes do Amaral está em esforço multi-setorial concentrado em busca de melhorar os índices sociais do município de Riachão do Bacamarte a fim de atingir o patamar exigido para alcançar o tão sonhado Selo Unicef, que permitirá ao município acesso a convênios e parcerias que poderão beneficiar toda população.

O desafio é enorme partir dos índices muito baixos que nós herdamos para alcançar as metas exigidas. Mas estamos trabalhando com muito empenho e buscamos capacitar e incentivar nossos profissionais das secretarias envolvidas no projeto principalmente na Ação Social e Educação. Vamos lutar para conseguir e quem ganha com isso é o povo de Riachão, em especial as crianças que é nosso futuro.” – Afirmou o prefeito Gordo Amaral.

A prefeitura enviou representantes para participar do 1º Encontro de Capacitação sobre Metodologia do Selo Unicef, edição 2017/2021, realizado em Campina Grande.

Participaram da capacitação, a Dra. Maria Helena Sobral da Silva na condição de presidente do CMDCA e advogada do CREAS municipal; Sra. Maria Conceição Viana Batista, secretária de ação social; Roberlan Martins, mobilizador de jovens e adolescentes; e Cleberto de Souza, articulador do Selo Unicef.

PB recebe 1º encontro de capacitação do Selo UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início, na próxima semana, ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios da Paraíba. Equipes do UNICEF e parceiros estarão reunidos em três municípios-polo com gestores públicos dos 169 municípios paraibanos participantes desta edição do Selo UNICEF.

Serão 61 municípios no polo de Pombal, em 28/11, 38 em Campina Grande, em 29/11, mais 39 em Campina Grande, em 30/11, e, por último, 31 municípios em João Pessoa, em 01/12. Os encontros terão a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador(a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador(a) de adolescentes e jovens.

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas. O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.