Prefeito Ari firma parcerias com Quilombolas do Grilo nas áreas de agricultura, infraestrutura, educação e segurança hídrica.

O prefeito de Riachão do Bacamarte José de Arimateia da Silva participou de importante e produtiva reunião no distrito de Serra Rajada com representantes do Quilombola do Grilo.

PARCERIAS FIRMADAS 

A reunião teve como pauta sugestões de parcerias com o quilombola do Grilo em diversas áreas de atuação envolvendo comunidade e prefeitura municipal. As propostas de parcerias foram discutidas e aprovadas pelas lideranças comunitárias presentes, como a Sra. Paquinha e Sr. Lóia, que reconheceram a importância do incentivo de forma oficial da gestão municipal para o crescimento e desenvolvimento de área quilombola e do município de Riachão.

AGRICULTURA FAMILIAR

O prefeito Ari já autorizou a perfuração e instalação de um poço artesiano na comunidade, que servirá tanto para uso doméstico e criação de animais, como também para uso na irrigação em modo de gotejamento nas culturas de hortifrútis e algodão colorido que poderão ser plantados.

Fornecimento de sementes e tratores para o corte de terra. Todo o processo de plantio, manejo e colheita terá acompanhamento por técnicos agrícolas da Secretaria Municipal de Agricultura e da Empaer, cuja produção de alimentos terá compra garantida por meio do programa de alimentação escolar, que prioriza a agricultura familiar, e também pela ação social na distribuição de cestas básicas. O algodão colorido, a princípio reservado 5 hectares, com compra da produção garantida pelo governo do Estado.

A prefeitura também pretende executar um projeto de construção de galpões para criação de frango, galinhas poedeiras e porcos, a pedido da comunidade.

LIMPEZA E CONSTRUÇÃO DE BARREIROS

Limpeza e construção de barreiros de pequeno e médio porte.

Barreiro beneficiado recentemente pelas máquinas da Prefeitura Municipal de Riachão do Bacamarte

EDUCAÇÃO 

Implantação de professores da própria comunidade para ministrar aulas de alfabetização no período noturno aos quilombolas que não tiveram oportunidade de estudar e aprender.

MORADIA POPULAR

Reservar algumas unidades de casas populares que o prefeito Ari pretende construir seguindo o padrão da Caixa Econômica Federal no município para as famílias carentes e de baixa renda.

ÁGUA DOCE 

O projeto água doce desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal contemplará três comunidade em Riachão do Bacamarte: Sítio Cuités, Conjunto Severino Cabral e Serra Rajada. O programa consiste na implantação do completo sistema de dessalinização, que passa a fornecer água doce e de qualidade às comunidades.

Exemplo de projeto de sistema de dessalinização do programa Água Doce

INFRAESTRUTURA: PAVIMENTAÇÃO E QUADRA POLIESTPORTIVA COBERTA 

Pavimentação de ruas e construção de uma quadra poliesportiva na área da comunidade quilombola, cujos recursos iniciais, em torno de 200 mil reais, já estão assegurados pelo governo federal, tendo o projeto final um valor total de cerca de 630 mil reais. E para tanto, a comunidade quilombola doará um terreno medindo 40 m x 50 m. O novo espaço esportivo beneficiará toda comunidade quilombola, Grilo e distrito de Serra Rajada.

Modelo de quadra esportiva

Os projetos e parcerias serão implantadas ao longo da gestão, mas o prefeito Ari tem pressa e alguns destas parcerias já estão em plena execução.

Os líderes quilombolas como Lóia, Dedinha, Elem de Loia, Bomba de dona Dora, Definha, Ribamar, João Paulo, Antônio de Bomba, Maria Pereira, o presidente da associação Eduardo e Rodrigo membro do Conselho Tutelar, se mostraram otimistas e agradecidos pela possiblidade da realização de ações inéditas na comunidade que apresentarão resultados a médio e longo prazo.